SIGA-NOS
Formul�rio de Contato

Blog

Blog

10 benefícios poderosos de tomar sol todos os dias

Saiba porque o sol é importante para a sua saúde. Tomar sol todos os dias pode aumentar drasticamente a sua qualidade de vida.

10 benefícios poderosos de tomar sol todos os dias
13/12/2019 -
Se você fica gripado facilmente ou está sempre desanimado, saiba que talvez tudo isso seja porque você está pegando pouco sol.

Confira a nossa lista com 10 benefícios de incluir esse hábito saudável na sua vida!

Observação: as fontes das informações estão ao final deste artigo.

1 – Fortalece o sistema imunológico

Estimula a produção de peróxido de hidrogênio (H2O2) que aumenta a atividade das células T, que são glóbulos brancos envolvidos na função imune e no combate a infecções, segundo estudo publicado no Centro Médico da Universidade de Georgetown.

2 – Reduz o câncer aumentando seu nível de vitamina D

Falar de sol é falar de Vitamina D3.

O sol é a principal fonte de absorvição desse hormônio no planeta.

O benefício mais conhecido da exposição ao sol, atestada com uma quantidade robusta de pesquisas científicas que confirmam os seus benefícios.

Se o seu nível sérico de vitamina D é de 40 ng / ml, seu risco de câncer mergulha em 67%, em comparação com um nível de 20 ng / ml ou menos.

Segundo a Divisão de Saúde e Medicina das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina, a vitamina D reduz o risco global de mortalidade de todas as causas, incluindo o câncer, além de aumentar suas chances de sobreviver ao mesmo, inclusive ao melanoma.

Em termos globais, a vitamina D também é importante para sua saúde óssea, função cognitiva, função imune,  gravidez saudável e desenvolvimento infantil.

3 – Influencia o seu ritmo circadiano, melhorando a qualidade do seu sono

Passar um tempo no sol do meio-dia ajuda a ancorar seu ritmo circadiano, o que ajuda a dormir melhor.

4 – Reduz a pressão arterial

Há uma redução da pressão elevada e o risco cardiovascular pela produção do óxido nítrico (NO) que é liberado na corrente sanguínea, dilatando os vasos sanguíneos, especificamente os capilares da pele. Isso reduz seu risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

5 – Gerador de energia

O sol produz luz azul que ativa a citocromo C oxidase em suas mitocôndrias e ajuda a otimizar a produção de ATP ( a moeda energética das células).

6 – Vitamina D e fertilidade

Aquelas que estão buscando a maternidade também devem ficar atentas aos raios solares.
A publicação da revista BioMed Research International (Preconception care, 2016) destacou alguns nutrientes fundamentais no período da gestação, com destaque especial para a Vitamina D.

A vitamina D apresenta enzimas envolvidas no metabolismo de todo o aparelho reprodutor feminino, e seus níveis inadequados podem estar relacionados com a infertilidade.

7 – Controle de peso

Alguns estudos já indicam que a vitamina D possui uma boa relação com perda de peso. A vitamina D é uma forte neuro protetora e reguladora da produção de serotonina no organismo.

A serotonina, por sua vez, é um neurotransmissor importantíssimo e responsável, entre outras coisas, por:

Regular o humor; combater depressão e outros distúrbios associados a apetite e sensação de saciedade.

8 – Melhora a visão

De acordo com estudos, crianças que passam a maior parte de seus dias dentro de casa têm taxas significativamente maiores de miopia de alto grau. A dopamina é responsável por inibir o crescimento excessivo do globo ocular, e a exposição ao sol promove maior liberação de dopamina, cuja deficiência é conhecida como causador de miopia.

9 – Estimula a produção de testosterona e aumenta libido masculina

Segundo pesquisa australiana, os níveis de testosterona dos homens aumentam e caem com as estações do ano, atingindo um pico no verão e níveis mais baixos no inverno.

10 – Redução de risco de menopausa precoce

Em estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a suplementação de Vitamina D pode auxiliar a reduzir o risco da menopausa precoce.

Entende-se por menopausa precoce aquela que ocorre antes dos 45 anos de idade, trazendo consigo os riscos maiores de desenvolvimento de osteoporose, Alzheimer, doenças cardíacas e infertilidade.

Uma mulher que entra na fase da menopausa precocemente, aos 40 anos, por exemplo, consequentemente poderá enfrentar problemas de infertilidade já aos 30 anos!

CUIDADOS e moderação são importantes.

A recomendação dos médicos em geral é que você pegue sol, mas não fique torrando nele. O ideal é pegar sol de 5 a 20 minutos, 4 a 5 vezes por semana no horário do meio dia.

Fonte: Saúde no Garfo

Deixe o seu comentário

0Comentários

« Voltar