Nossa alimentação é fundamental para a manutenção da saúde e do organismo. Caso não cuide, algumas consequências podem surgir, como obesidade.
O número de casos de obesidade vem aumentando no país e as projeções apontam uma piora no atual cenário.
Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se as tendências atuais forem mantidas, 48% dos adultos serão obesos até 2044 (83 milhões de pessoas), e outros 27% terão sobrepeso (47 milhões).
Ainda sobre o levamento, a prevalência de obesidade quase dobrou de 2006 para 2019, atingindo 20,3% da população adulta do país. Atualmente, 34% dos brasileiros têm obesidade, e 22% estão acima do peso.
Com o resultado da pesquisa é preciso ligar o alerta vermelho. Dessa forma, todos nós precisamos nos preocupar com a alimentação e o modo de vida que estamos levando.
Além de praticar mais atividades físicas e realizar o acompanhamento médico. Assim, será possível reverter o cenário e alterar as perspectivas com o futuro.
Outras consequências
As pessoas não vão sofrer apenas com o número da balança, e sim com as consequências que a obesidade pode ocasionar, como doenças cardiovasculares, diabetes, problemas renais, cirrose e câncer.
Além disso, os autores do levantamento da Fiocruz dizem que a carga epidemiológica, econômica do sobrepeso e da obesidade no Brasil aumentará significativamente, portanto políticas robustas precisam ser implementadas no país, incluindo o tratamento dos casos existentes, a prevenção do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias.
A obesidade precisa ser tratada com seriedade por todos e para evitar é necessário colocar em prática algumas atitudes, como ter uma alimentação adequada, praticar exercícios e manter as consultas médicas em dia.
Não podemos esquecer que outros fatores também podem influenciar, por exemplo, nossa saúde mental. Precisamos estar sempre atentos aos sinais que nosso organismo está imitando.
Priorize sua saúde
Mostramos alguns caminhos para evitar a obesidade, mas as ações precisam partir de você. A saúde é o seu maior patrimônio, sem ela não conseguimos fazer nada.
Cuide dela, mude o seu estilo de vida e o futuro!
Não deixe de acompanhar a Prudence Seguros nas redes sociais e fique por dentro.